A partir de 5 de Maio, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, os moçambicanos vão poder começar a sugerir, através do site www.palavradoano.co.mz, as palavras candidatas à eleição da PALAVRA DO ANO® 2016.
É assim que começa uma das mais notórias iniciativas de promoção da nossa língua no universo da Língua Portuguesa, a PALAVRA DO ANO® MOÇAMBIQUE, apresentada esta tarde no Centro Cultural Português, que tem como objectivo evidenciar a riqueza e o dinamismo criativo da língua portuguesa, chamando a atenção para a importância que as palavras têm no nosso quotidiano.
Até ao final do mês de Novembro, os moçambicanos podem ir ao site www.palavradoano.co.mz sugerir a(s) palavra(s) que mais influência e maior presença têm no dia-a-dia. No dia 1 de Dezembro, a Plural Editores anunciará as 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® 2016, iniciando-se assim o processo de eleição – também através daquele site – que se prolongará até ao dia 31 de Dezembro. Importa sublinhar que a lista das palavras candidatas é definida a partir das sugestões dos internautas mas também com base no estudo da frequência e distribuição do uso das palavras, da monitorização da comunicação social e das redes sociais e, ainda, dos acessos e consultas aos dicionários digitais da Porto Editora.
O anúncio da PALAVRA DO ANO® 2016 será feito nos primeiros dias de 2017.
A responsabilidade desta iniciativa é da Plural Editores, com o especial apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
A força da palavra em português
A PALAVRA DO ANO® MOÇAMBIQUE alarga de sobremaneira o horizonte de uma iniciativa que começou há uns anos em Portugal. A força da palavra em português assenta nos muitos milhões de falantes espalhados por todo o mundo e, nesse universo, Moçambique tem um papel de enorme destaque.
De referir que a iniciativa PALAVRA DO ANO® está a começar também em Angola, seguindo o mesmo modelo e propondo-se aos mesmos objetivos.
2016-05-04