A poucos dias do final do ano, a Plural Editores Moçambique, em conjunto com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, divulga as dez candidatas a PALAVRA DO ANO® 2021. A votação arranca hoje, dia 27 de Dezembro, e decorre no site www.palavradoano.co.mz até 31 de janeiro de 2022.
Entre as finalistas encontram-se, naturalmente, palavras relacionadas com a pandemia («barracas» e «vacina»), mas também outras relacionadas com os setores económico (como «combustível» e «xitique»), social («claramente», «dezembrar» e «pipocar»), político («junta») e jurídico («julgamento»).
Eis a lista completa das candidatas a PALAVRA DO ANO® 2021 em Moçambique:
Barracas - Como medida de combate à pandemia, foi continuamente recomendado que a população evitasse as aglomerações e a confraternização nas barracas.
Claramente - Esta palavra passou a ser usada em tom irónico após serem divulgadas as declarações de uma menor envolvida com um homem mais velho.
Combustível - A preocupação com o aumento do custo dos combustíveis tem crescido sobretudo por este se refletir directamente no preço dos chapas.
Dezembrar - Com o fim do ano e o início do Verão chega o tão esperado tempo de dezembrar.
Julgamento - O julgamento das dívidas não declaradas tem sido transmitido em directo pelos principais meios de comunicação.
Junta - Um conjunto de dissidentes da RENAMO criou uma junta militar que renega a actual liderança do partido.
Pipocar - Esta palavra é regularmente usada para descrever algo que está na moda ou a gerar grande entusiasmo.
Plataforma - A maior plataforma móvel de exploração marítima de gás alguma vez construída está a caminho de Moçambique.
Vacina - A aplicação em larga escala da vacina contra a COVID-19 tem sido uma das principais apostas na luta contra a pandemia.
Xitique - O tradicional xitique passou a fazer parte da oferta comercial de diferentes instituições financeiras e agentes de pagamento.
Esta lista reflete vários aspetos que marcaram a vida coletiva do país e foi elaborada com base nas sugestões feitas ao longo do ano em www.palavradoano.co.mz, nas pesquisas efetuadas pelos moçambicanos no dicionário online www.infopedia.pt e ainda através do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade do país, levado a cabo pela Plural Editores Moçambique.
A grande vencedora da PALAVRA DO ANO® Moçambique 2021 será anunciada no início de Fevereiro de 2022. Esta iniciativa tem o apoio do Camões, Centro Cultural Português em Maputo.
2021-12-27