Geografia

País da África Austral. Moçambique situa-se na costa sudeste de África e faz fronteira com a África do Sul e a Suazilândia, a sul e a sudoeste, o Zimbabwe, a oeste, a Zâmbia e o Malawi, a noroeste, e a Tanzânia, a norte, sendo a costa leste banhada pelo oceano Índico que, através do canal de Moçambique, o separa da ilha de Madagáscar. Tem uma área de 799 380 km2 . As principais cidades são o Maputo (ex-Lourenço Marques), a capital, com 932 000 habitantes (1991), a Beira (299 000 hab.) e Nampula (250 000 hab.).

O Rio Zambeze, o maior rio do país, divide Moçambique ao meio, constituindo uma autêntica fronteira natural entre as duas regiões geográficas distintas que existem no país: a região norte, de terras altas, com solos férteis e onde há maior concentração florestal; e a região sul, de terras baixas e com solos mais pobres, com uma paisagem caracterizada pela existência de savanas.


Mapa Timor



Clima

O clima de Moçambique é tropical húmido, havendo a registar a existência de uma estação húmida (que decorre entre Novembro e Março) e de uma estação seca (de Abril a Outubro), que variam de intensidade conforme a altitude. É de salientar que a região norte é mais húmida que a do sul, facto ao qual não está alheia a influência das monções vindas do oceano Índico e que atingem com maior incidência a costa norte, já que a costa sul está de certa forma protegida pela barreira geográfica constituída pelas ilha de Madagáscar.


Economia

O principal sector económico é a agricultura que tem como principais produções o milho, a mandioca, o feijão e o arroz, sendo a actividade complementada pela criação de gado. Por outro lado, a produção agrícola para exportação assenta no açúcar, no chá e nos citrinos, produtos incrementados na era colonial e que continuaram a ser produzidos. Também a exploração florestal decresceu após a independência, apesar do interesse já revelado por investidores internacionais. A actividade piscatória tem progredido, já que os rendimentos provenientes da captura e venda de cavala, sardinha, atum e, sobretudo, camarão e lagosta, têm vindo a aumentar gradualmente desde o início da década de 70.


Mapa Timor

O sector industrial engloba pequenas indústrias ligadas quer à exploração mineira quer à manufacturação de matérias-primas para exportação. Ambas as vertentes se encontram pouco exploradas, principalmente a ligada à exploração mineira, uma vez que os recursos minerais são consideráveis, pois, para além de possuir a maior reserva de tantalite (minério raro e muito importante para a indústria electrónica), encontram-se facilmente outros minérios com elevados níveis de qualidade, como o ferro, bauxite, cobre, grafite, mármore, granada (pedra preciosa) e pedra de cal. Os principais parceiros comerciais de Moçambique são a África do Sul, a Espanha, o Japão e Portugal.


População

Possui uma população que, em 2001, era de 19 371 057 habitantes (excluindo refugiados em países vizinhos, calculados em 1 000 000). As taxas de natalidade e de mortalidade são, respectivamente, de 38%o e 23%o. A esperança média de vida é de 38 anos. Estima-se que, em 2025, a população seja de 20 638 000 habitantes. Em termos de composição etnolinguística, o grupo mais numeroso é o dos macuas (47%), seguido dos tsonga (23%), dos malawi (12%) e dos shonas (11%). As crenças tradicionais são seguidas por 48% da população, correspondendo os católicos a 31% e os muçulmanos a 13%. A língua oficial é o português.

bandeiratl.pngLocalização geográfica: África Austral. 
Área: 799 380 km 2
População: 19 371 057 habitantes (2001)
Capital: Maputo
Outras cidades importantes: Beira, Nampula e Quelimane
Data de independência: República multipartidária
Regime político: Rta
Unidade monetária: Metical
Línguas oficiais: Português
Religiões maioritárias: Católica, Muçulmana e crenças tradicionais