PALAVRA DO ANO® arranca em Moçambique, Angola e Portugal
Em 2016, “geringonça” foi eleita PALAVRA DO ANO® em Portugal, os angolanos votaram na palavra “crise” e os moçambicanos escolheram a palavra “paz”. Quais serão as palavras eleitas este ano como PALAVRA DO ANO® em cada um destes três países?

As sugestões já podem ser feitas através dos sites www.palavradoano.co.mz, www.palavradoano.co.ao e www.palavradoano.pt.

Depois do sucesso do ano passado, o Grupo Porto Editora volta a promover a iniciativa em Moçambique e Angola em simultâneo com Portugal, num trabalho conjunto com a Plural Editores Moçambique e a Plural Editores Angola (que integram o grupo editorial) e com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

A força da palavra em português

A PALAVRA DO ANO® é uma iniciativa com a marca registada da Porto Editora e tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

O período de sugestões começa agora e prolonga-se até ao final do mês de Outubro, em Moçambique, ou Novembro, em Portugal e Angola. Nessa fase, a Porto Editora, a Plural Editores Angola e a Plural Editores Moçambique anunciarão as respetivas listas de 10 palavras candidatas a PALAVRA DO ANO®, definidas não só a partir das sugestões dos internautas de cada país, mas também com base no estudo da frequência e distribuição do uso das palavras, da monitorização da comunicação social e das redes sociais e, ainda, dos acessos e consultas aos dicionários digitais da Porto Editora.

A PALAVRA DO ANO® de Moçambique será conhecida em Dezembro de 2017. O anúncio das palavras vencedoras em Portugal e Angola será feito nos primeiros dias de 2018.
19-05-2017