PALAVRA DO ANO® 2016 é anunciada a 18 de janeiro

Faltam poucos dias para conhecer a PALAVRA DO ANO® 2016 eleita pelos moçambicanos. O anúncio será feito numa cerimónia a realizar no próximo dia 18 de janeiro de 2017, pelas 17:00, no Museu de História Natural de Maputo. O evento irá contar com a participação especial de Roberto Chitsondzo.


Até ao último segundo do dia 31 de dezembro, os moçambicanos puderam votar livremente na PALAVRA DO ANO® 2016, através do site www.palavradoano.co.mz, escolhendo uma das dez palavras candidatas: crise, diálogo, dívida, educação, liberdade, mamparra, paz, solidariedade, tchilar e txunar.

Esta é a primeira vez que é eleita a PALAVRA DO ANO® em Moçambique, numa iniciativa da Plural Editores Moçambique que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO® é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa levado a cabo pela Plural Editores, em Moçambique, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação como nas redes sociais, tendo em consideração também as sugestões dos moçambicanos através do site www.palavradoano.co.mz.

 



05-12-2016